Hoje em dia com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, manter-se produtivo se torna uma tarefa um tanto quanto complicada. E-mails, redes sociais, notícias a todo momento e a necessidade de nos mantermos conectados, acabam contribuindo para a ausência da produtividade, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Infelizmente não existe uma fórmula mágica para solucionar esse problema, afinal, cada ser humano tem as suas prioridades e necessidades, além do seu próprio ritmo e modo de pensar.
No entanto, existem algumas dicas que podem ser valiosas e extraídas de maneira individual, fornecendo a possibilidade de adotar as medidas úteis para cada estilo de vida. A melhor parte é que tudo isso pode estar na palma da nossa mão!
Para te ajudar nessa busca, separamos algumas dicas de leitura valiosas para aumentar a sua produtividade. Se interessou? Continue acompanhando o nosso post!
O Milagre da Manhã
Para começarmos, a nossa primeira indicação é o livro “O Milagre do Amanhã”, de Hal Elrod, que fala sobre a importância de criar pequenos “rituais” a serem seguidos, a fim de aumentar a nossa produtividade durante a correria do dia-a-dia.
A ideia central do livro é que demos aproveitar, principalmente, as primeiras horas do dia. Dessa forma, podemos garantir que teremos mais horas para desempenhar nossas atividades logo pela manhã.
Dessa forma, é possível garantir o desempenho das atividades realizadas e melhorar a nossa postura no dia-a-dia, seguindo sempre esses pequenos “rituais” de produtividade.
O Poder do Hábito
Nossa segunda indicação é o livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, que se tornou vencedor do Pulitzer com a publicação dessa obra.
No livro, é demonstrado, de maneira científica, como o poder do hábito pode ser relevante na execução das atividades do nosso dia-a-dia. Afinal, nem precisamos mencionar que o hábito tem uma influência gigantesca no aumento da produtividade, não é mesmo?
Quanto Menos, Melhor
A segunda sugestão de leitura é o livro “Quanto Menos, Melhor”, de Leo Babauta, atua como uma espécie de “extensão” do blog do autor, o Zen Habits.
Na obra, Babauta destrincha o conceito da produtividade por meio de dicas que encorajam o leitor a refletir e entender o que realmente é necessário gastar energia.
Primeiro e Mais Importante
A premissa livro “Primeiro e Mais Importante” vem de uma série de livros de Stephen R. Convey, 7 hábitos, onde o autor pincela o tema, mas dada a sua importância, decidiu escrever um livro exclusivamente sobre o assunto.
Nesta obra, o autor fornece uma trilha de métodos para identificar o que é mais importante e como garantir que a execução seja feita no dia-a-dia. Além disso, o autor traz diversas reflexões e, com uma escrita de fácil compreensão, maneiras de colocar tudo em prática.
O Poder do Agora
É natural traçarmos planos para a nossa vida e, como fator de iniciação, é bem comum nos vermos dizendo frases do tipo “amanhã eu começo” ou “segunda-feira tudo muda, sem falta!”, não é mesmo?
No livro “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle, o autor busca embasamento dos conceitos em passagens do cristianismo, hinduísmo, taoísmo e budismo, além de outras tradições espirituais, para trazer à nossa realidade ensinamentos fundamentais no que se refere a busca pelo nosso potencial interior.
O livro se mostra como uma espécie de “manual” que tem como principal objetivo ensinar as pessoas da importância de se ter consciência dos nossos pensamentos e atitudes, evitando que eles se tornem impeditivos e nossa produtividade aumente.
A Arte de Fazer Acontecer
Por fim, temos o livro “A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen, que é um livro mais técnico e direcionado para aqueles que querem se aprofundar e ampliar os seus conhecimentos quando o assunto é o aumento da produtividade.
Na obra, o autor traz diversos exemplos de situações cotidianas e quais são os melhores métodos para coloca-las em prática, utilizando a Metodologia GTD (Getthing Things Done) como embasamento.
Post Relacionados
out27
jan15
ago16
mar14