Se você usa algum smartphone certamente já deve ter ouvido falar em backup. Esse processo diz respeito à cópia de suas informações importantes como fotos, vídeos, músicas, e-mails e mensagens para mantê-los em segurança caso algo aconteça. Inclusive, existem diversos tipos de backups.
Para as organizações, o backup é ainda mais importante, pois trata do armazenamento de dados essenciais para a execução das atividades, sendo que alguns destes podem até mesmo serem sigilosos.
Com certeza, nenhum gestor deseja que essas informações caiam em mãos erradas, correto?
Por isso, as empresas precisam entender quais os tipos de backups existentes e realizá-los para que as informações sejam armazenadas em locais seguros.
Continue a leitura para saber quais são os backups podem ‘salvar’ a sua empresa e evitar correr riscos.
O que é backup?
O backup é um termo em inglês que significa “cópia de segurança”. Ou seja, é uma cópia dos dados armazenadas em um dispositivo (celular, computador, tablets) feita em locais seguros como nuvens, HD externo ou Pendrive e que deve ser realizada com frequência.
Esses dados, poderão ser recuperados e restaurados no caso de os originais serem perdidos.
Os tipos de backups
Proteger os dados é uma grande preocupação das empresas e para realizá-lo de maneira segura existem diferentes tipos de backups. Veja a seguir:
1 – Backup completo
Nesses tipos de backups é feita a cópia de todos os dados presentes no dispositivo sem nenhuma seleção. Por isso, ele leva mais tempo para ser finalizado e ocupa mais espaço de armazenamento.
A maior vantagem dessa opção, é que todos os dados ficarão armazenados em um único local e as informações são mais fáceis de serem restauradas.
2 – Backup incremental
Já nesse modelo, o backup é feito apenas dos dados que foram atualizados desde a última cópia de segurança.
O sistema identifica quais dados precisam de backup, por isso, eles levam menos tempo para serem realizados.
No incremental, a atualização dos dados é feita independentemente dos tipos de backups realizados anteriormente. A empresa pode definir, de acordo com os seus objetivos, em qual periodicidade ele deve ocorrer.
3 – Backup diferencial
O backup diferencial é semelhante ao incremental, todavia, a cópia dos arquivos é baseada nas alterações desde o último backup completo.
Portanto, ele armazena mais dados que o incremental e exige mais tempo e espaço para armazenamento.
4 – Backup em nuvem
A nuvem é uma opção totalmente online no qual os arquivos são armazenados em um servidor externo.
A principal vantagem dessa opção é poder acessar os arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar. Outro benefício é o compartilhamento de arquivos por meio de links. Além disso, a probabilidade de os dados serem acessados por pessoas não autorizadas é baixa.
Esse serviço está disponível em ferramentas já conhecidas como o Google Drive, iCloud, Dropbox e One Drive, por exemplo.
5 – Backup local (HD externo)
Essa é uma das formas mais tradicionais de cópia de segurança. O HD externo é um aparelho físico em que podem ser armazenados os dados, essa é uma ótima opção para guardar uma quantidade grande de arquivos.
A desvantagem é que o aparelho pode falhar, porém essa possibilidade é baixa.
Ainda, é importante mencionar que os tipos de backups apresentados podem ser usados de forma conjunta. Para escolher a melhor opção para a empresa é necessário o gestor avaliar:
- Custos;
- Disponibilidade;
- Funcionamento da ferramenta.
A importância do backup
Apesar das tecnologias avançadas, os computadores estão sujeitos a serem contaminados por vírus ou danos físicos que podem causar a perda de todos os dados.
Nesses casos, se não tiver sido realizado algum dos tipos de backups, os dados serão perdidos e não terá como recuperá-los. Para as empresas, essas perdas podem causar grandes prejuízos, não só financeiros como também de imagem.
Dessa forma, é preciso desenvolver políticas internas para que todos realizem backups diariamente. Ou então alinhar processos bem estabelecidos e eficazes com a equipe de TI e Segurança da Informação.
Os riscos que a falta de backups corretos pode gerar para as empresas
Quando a empresa não faz nenhuma cópia de segurança ela está sujeita a perder informações importantes para o negócio.
Veja abaixo quais problemas uma organização pode enfrentar se não realizar nenhum dos tipos de backups:
Interrupção de atividades
A falta de backup pode prejudicar o acesso dos colaboradores a informações essenciais para a execução do trabalho, levando à paralisação parcial ou total das atividades.
De forma geral, o acesso aos dados pode ser normalizado de forma rápida, todavia, em alguns casos, as informações podem ser perdidas sem chances de restaurá-las.
Retrabalho e custos desnecessários
Se o acesso às informações for perdido, os funcionários precisarão recomeçar os trabalhos e isso vai consumir mais tempo, trazendo altos custos para a empresa. Fora isso, também pode gerar uma desmotivação dos colaboradores.
Falhas e roubos de equipamentos
Quando o armazenamento dos dados é feito apenas no computador físico, a empresa corre o risco de perder as informações por causa de falha no equipamento ou até mesmo roubos.
Além disso, existem situações em que é necessário formatar o computador, e nem sempre é possível realizar o backup antes. Por isso, fazê-lo diariamente permite que as informações sejam armazenadas em locais seguros e possam ser acessadas posteriormente.
Prejuízos financeiros
A empresa pode sofrer algum tipo de ataque e ter os seus dados sigilosos vazados. Nessas situações, as organizações enfrentam prejuízos financeiros e comprometem a empresa no mercado. Soluções de backup podem ajudar a recuperar os dados e minimizar os impactos.
Diante desses riscos, é necessário que as empresas incentivem os colaboradores a realizarem os backups frequentemente e manterem os dados armazenados em locais seguros.
Dados do crescimento da vulnerabilidade digital das empresas
Um levantamento de dados realizado pela PSafe mostra que, 3 a cada 4 empresas, descobriram que tiveram dados vazados. Isso demonstra como as empresas estão vulneráveis a ataques de hackers e podem sofrer penalização em relação a LGPD.
Por meio da tecnologia, as empresas estão encontrando mais oportunidades de se desenvolverem na internet. Entretanto, essa mesma tecnologia as torna frágeis e vulneráveis.
A internet proporciona um desenvolvimento organizacional, porém ela abre as portas para diversos criminosos, colocando em risco a empresa, os funcionários e os dados que são armazenados.
Não é à toa que os cibercriminosos estão cada vez mais se voltando para técnicas de ransomware, que usam programas de malware para criptografar dados valiosos e, em seguida, exigem pagamento em criptomoedas em troca de desbloqueá-los ou descriptografá-los.
Para se ter noção, o Relatório de Ameaças Sophos 2022 revelou que esse tipo de ataque alcançou quase 80% de notificações de risco cibernético em 2021.
Ainda, um estudo da Dell Technologies aponta que cerca de três em cada quatro empresas no Brasil não estão preparadas para lidar com a proteção de dados. Em vista disso, os líderes devem avaliar as fragilidades que a organização possui e buscar meios de fortalecê-la para que ela esteja apta a crescer no mundo virtual de forma segura.
E não pense que essas ameaças são exclusividade de pequenas empresas por terem tecnologias mais vulneráveis. Há pouco tempo, a Porto Seguro sofreu uma tentativa de ataque cibernético que resultou em instabilidade parcial nos canais de atendimento.
Melhores práticas para manter a segurança das informações da sua empresa
Considerando os fatos apresentados anteriormente, é evidente o quanto é arriscado usar as tecnologias sem se preocupar em fazer algum dos tipos de backups e manter a segurança das informações que a empresa armazena.
Por isso, separamos algumas dicas para diminuir os riscos, veja a seguir:
1 – Desenvolva um mapeamento de segurança
Esse é o ponto de partida de análise das empresas. Elas devem identificar qual a estrutura interna de segurança, analisar os softwares utilizados no dia a dia e verificar quais os procedimentos de segurança são usados. O principal objetivo nessa etapa é identificar quais são as vulnerabilidades.
2 – Desenvolva o planejamento
Deixar a empresa mais segura não é apenas usar um programa de antivírus. Em alguns casos, é necessário realizar a troca de equipamentos para opções mais modernas e seguras, realizar mudanças no negócio e até mesmo na cultura da empresa.
Para que o objetivo seja alcançado, é preciso desenvolver um planejamento e, principalmente, colocá-lo em prática.
3 – Treine a equipe
Uma das maiores causas do vazamento dos dados sigilosos é falha humana, ou seja, os funcionários colocam as informações “em risco” por não conhecerem os golpes que são praticados.
Por isso, é importante treinar a equipe para que as informações só sejam compartilhadas com pessoas que fazem parte da organização, além de não usar o computador para uso pessoal, pois pode colocar as informações em risco.
Crie treinamentos para que os funcionários apliquem os conhecimentos da política e se engajem nessa causa. Também é importante enviar comunicados lembrando sobre a importância de realizar os tipos de backups.
Informe sempre quais medidas de segurança devem ser adotadas para que as informações estejam em segurança.
4 – Controle o acesso às informações
Mesmo que a pessoa faça parte da empresa, nem todos os funcionários devem ter acesso a todas as informações.
Dessa maneira, é necessário restringir o acesso dos colaboradores e manter um registro por meio de relatórios que informe o local e horário em que cada atividade ocorreu.
Por fim, é notória a importância de usar alguns tipos de backups para manter os dados protegidos. A empresa deve entender que os gastos com segurança da informação não são um custo, mas sim um investimento.
O mundo digital oferece muitos riscos, principalmente para corporações. Por isso, é importante investir em segurança eficiente. É necessário buscar soluções antes de surgir o problema para que, caso aconteça, a empresa saiba como agir e esteja preparada.
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