Com os avanços da tecnologia, o segmento de e-commerce no Brasil está se tornando cada vez mais parte do dia a dia dos consumidores. Empresas estão investindo cada vez mais em sites e aplicativos de compras para alcançar o consumidor em todos os meios digitais.
Uma coisa é fato: as facilidades que a internet proporciona, expande cada vez mais o mercado para quem deseja comercializar seus produtos.
Por oferecer custos mais baixos que as lojas físicas e não possuir a necessidade de se preocupar tanto com os custos fixos (água, luz, aluguel, etc.), as opções virtuais se tornam cada vez mais uma alternativa viável para quem deseja iniciar seu próprio negócio.
O mercado de e-commerce no Brasil
Mesmo em tempos de crise, pesquisas mostram que os consumidores passaram a comprar mais produtos via internet nos últimos dois anos. Segundo o site Perfil de E-commerce, somente no primeiro semestre de 2017 esse ramo movimentou cerca de R$21 bilhões, com um crescimento nominal de 7,5% em comparação ao ano de 2016.
Os consumidores estão cada vez mais inseridos no meio digital e a tendência desse mercado é crescer ainda mais nos próximos anos.
Os investimentos em mídias digitais têm trazido retornos significativos para as empresas, tornando-as cada vez mais próximas do alcance do consumidor. Além da facilidade de não ter a necessidade de se locomover, é possível encontrar uma variedade maior de produtos e informações sobre os mesmos em poucos cliques.
Vantagens
A principal vantagem – como já foi mencionado no texto -, é a facilidade que o mercado de compras online fornece ao consumidor. A venda de produtos pela internet vem se tornando cada vez um mercado fértil para aqueles que não possuem muito dinheiro para investimento, podendo investir mais em produtos.
Devemos lembrar que as lojas virtuais não são boas somente para angariar consumidores no mercado convencional; uma das principais facilidades é poder fornecer serviços no segmento B2B (business to business) com maior facilidade e rapidez.
Desvantagens
No que se refere às desvantagens, quem deseja entrar nesse ramo deve estar atento às tendências tecnológicas do mercado e investir em divulgação digital. É importante frisar também que o comércio eletrônico por estar em constante crescimento, está se tornando um território disputado.
Outro fator que pode afastar o consumidor, é as taxas cobradas pelo frete que muitas vezes acabam tornando a mercadoria mais cara que na loja física. A falta de contato com o produto também pode ser um fator negativo para os consumidores. Boa parte prefere experimentar no ato da compra e levar para casa no pós-compra.
Dicas para se ter um e-commerce
Reunimos algumas dicas para você que deseja entrar nesse ramo ou que procura melhorar o seu negócio.
• Invista em divulgação digital
O velho ditado já diz: o que o olho não vê, o coração não sente. É necessário ser visto – e bem visto – para atingir o público que você deseja alcançar. Quanto mais sólida for a imagem que você passar para o consumidor, mais propensão ele terá em comprar no seu e-commerce.
• Proporcione experiências
A grande sacada do meio digital é você fazer o consumidor se sentir próximo de você e da sua marca. Invista em conteúdo para ser fornecido, de modo que mostre o valor que a sua marca possui e a preocupação que ela tem com o conhecimento do seu público-alvo.
• Atente-se aos prazos
Não tem nada mais desagradável que estar ansioso por algo e, por alguma razão, não receber no tempo previsto. É claro que imprevistos acontecem, no entanto, é necessário que o proprietário esteja atento aos prazos e que possua os meios necessário para que o produto chegue dentro do prazo previsto.
É fundamental que toda a logística do processo esteja alinhada desde o primeiro momento, para que quando o produto chegar no consumidor, você crie uma relação de confiança com ele.
• Escolha bem seus fornecedores
Não adianta em nada você gerir seu negócio de forma impecável, se os seus fornecedores não estiverem tão alinhados aos seus prazos ou não forneça produtos de qualidade, é provável que isso afete seu relacionamento com os clientes.
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