Não se assuste se um dia for possível produzir suas próprias roupas e alimentos em sua casa por meio de uma impressora 3D. Apesar da tecnologia incipiente, os avanços gerados já causam espanto nos mais céticos.
Novos modelos de negócios começam a surgir com o advento desta tecnologia e grandes investidores estão de olho nesta nova fatia do mercado. As reduções nos preços das máquinas e os novos modelos de impressoras começam a gerar oportunidades mais abrangentes.
Você e sua impressora
Com a opção de desenvolver os próprios produtos em casa ou em um ambiente de trabalho, a impressora 3D rompe com os tradicionais processos de manufatura, eliminando fábricas, importação e distribuição. A relação se reduz ao produtor e o cliente.
O potencial tecnológico permite a personalização das peças eliminando o desperdício, uma vez que a produção é feita a partir de demandas e diminuem o estoque, tempo e custos do processo de fabricação em produções de menor escala.
Diversos materiais estão disponíveis para a produção de produtos a partir da impressão 3D, como nylon, plásticos e até aço inoxidável. Basta usar a criatividade e analisar as condições de possuir sua própria tecnologia para gerar novas ideias.
Do protótipo à produção escalável
A 4ªRevolução Industrial está cada vez mais se aproximando do nosso dia-a-dia e podemos vivenciar a união do digital com o físico, permitindo uma maior conexão entre o homem e a máquina.
Segundo um estudo da Consumer Technology Association e da United Parcel Service (UPS), o faturamento do mercado de impressão 3D alcançará a ordem de 21 bilhões de dólares em 2020, mais do triplo da atual previsão para este ano.
O relatório ainda afirma que empresas dos segmentos automotivos e de eletrônicos representarão 40% desta expansão, seguido por impressões de dispositivos médicos.
Mesmo com o advento da tecnologia e o barateamento do maquinário, as impressoras 3D atuam em larga escala ainda na área de projetos e protótipos em empresas.
Novos projetos surgem como um sinal de disruptura para sair do campo da prototipagem e partir para a produção em escala. Uma empresa italiana criou uma impressora 3D por US$ 49 e as grandes empresas também começam a se render à esta tecnologia.
A Adidas lançou um tênis com o solado todo desenvolvido em uma impressora 3D. Apesar de parecer algo ínfimo, a companhia alemã apresentou um projeto de produção em massa da tecnologia, que permite uma personalização criada pelo consumidor.
Na corrida pelas novas tecnologias, todas as gigantes mundiais já se preparam para a adoção da impressão 3D e apostam numa evolução desta tecnologia a ponto de se tornar algo corriqueiro em um futuro próximo.
Quando você menos se der conta, terá a liberdade de produzir seus próprios objetos e alimentos em casa.
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