Nos últimos anos o marketing digital vem crescendo em de forma acelerada e tem se tornado uma das principais estratégias no crescimento de uma empresa. Não é mais novidade que hoje em dia solucionamos muitas coisas – muitas mesmo! – por meio da internet. Buscamos serviços, produtos, referências sobre alguma empresa, dúvida sobre algum produto, sobre um destino de viagem, comparamos preços, fazemos reclamação, elogios, compramos, pagamos contas e diversas outras ações. Você já parou para pensar em quantas vezes nós acessamos o Google durante uma semana? Ou quanto tempo passamos no Facebook? Seja para dúvidas corriqueiras ou para ajudar a tomar decisões em fechar um negócio, estamos sempre em contato com universo digital. E é aí que entra a presença extremamente importante das redes sociais para as empresas ou quem está começando o seu negócio. Há hoje no Brasil há mais de 100 milhões de pessoas conectados nas redes sociais.
Benefícios das redes sociais para pequenas empresas
Presença online
Muitos consumidores tem o hábito de buscar por uma empresa nas redes sociais para esclarecer alguma dúvida, ver a reputação ou para buscar informações. Não estar presente em alguma rede social pode ser visto como sinal de uma empresa desatualizada.
Baixo custo
É comum e natural pequenas empresas terem menos dinheiro para investir em propaganda e marketing. As mídias sociais também podem ajudar nisso. Se comparado ao marketing tradicional, as campanhas no meio digital tem um valor consideravelmente menor e permite que uma boa ideia seja propagada rapidamente!
Dependendo dos objetivos da empresa, a contratação de um profissional da área de comunicação é necessária.
Relacionamento com o cliente
Talvez algo de maior importância que as redes sociais proporcionam seja
o relacionamento mais próximo da marca com o cliente. Empresas que sabem ter uma boa relação com o seu público alvo, podem alcançar resultados mais consistentes, sustentáveis e naturalmente atrair novos consumidores.
Efeito viral
O poder do compartilhamento é algo incrível e bastante eficiente. Nas redes sociais, uma simples campanha de qualquer empresa, seja ela grande ou micro, pode se se tornar algo grandioso e trazer resultados muito positivos e inesperados.
Segmentação
É possível estabelecer estratégias para atingir apenas o seu público alvo também nas redes sociais. Você pode segmentar com base na localização, idade, sexo, interesses e diversos outros fatores, que se bem planejados, podem trazer ótimos resultados!
Tipos de redes sociais
É necessário ter conta em todas as redes sociais? Não necessariamente, isso depende muito do tipo de negócio que você tem, as estratégias para sua empresa e qual é o seu público alvo. Vale lembrar que se a sua marca está presente em alguma rede social, deve ser feito um trabalho com seriedade e planejamento, não adianta ter apenas para dizer que tem! Uma conta “abandonada”, sem conteúdo relevante, pode muitas vezes ter um efeito negativo para empresa.
Facebook
A principal rede social do mundo com 1,8 bilhão de pessoas. No Brasil há mais de 100 milhões de usuários ativos! É indicado a quase todo tipo de negócio por ter muita abrangência e ferramentas de segmentação bastante amplas. É possível fazer diversos tipos de campanhas utilizando recursos de acordo com o seu objetivo.
Twitter
O twitter é microblog que serve para você divulgar informações rápidas, objetivas, pois os usuários tem limite de até 280 caracteres ao postar. Algo bastante utilizado nessa rede social é a famosa hashtag, responsável por agrupar em uma busca as citações a determinada palavras-chave e eleger os assuntos mais importante do momento. O twitter também oferece opções de Anúncios para Empresas.
Linkedin
O LinkedIn não é mais apenas uma rede social de currículos. Com o Linkedin a sua marca também consegue propagar conteúdo a um público qualificado, localizar parceiros de negócios, fornecedores e clientes. Na página para empresas é possível contar sua história, se aproximar dos consumidores e compartilhar oportunidades.
Instagram
“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Nesse caso, sim. Se comparadas ao texto, as imagens tem um poder emocional muito grande e bem mais rápido. O Instagram está entre as principais tendências de marketing para as empresas, além de possibilitar uma aproximação maior com o cliente mais jovem é uma poderosa ferramenta para divulgar sua marca de forma atraente.
Concluindo
Na “sociedade digital” que vivemos, as redes sociais tem papel fundamental. Deixa sua marca fora delas, pode significar desperdiçar grandes oportunidades, ficar para trás e perder espaço para a concorrência. Seja a empresa pequena ou grande, voltada a serviços ou produtos, considere seriamente investir em mídias sociais.
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