Identificar as tendências para o mercado de tecnologia é muito importante, já que isso possibilita prever oportunidades de negócio que podem trazer alta rentabilidade.
Acompanhar as novidades do mercado também pode ser um grande diferencial competitivo, impulsionando os resultados da empresa.
Por esse motivo, trouxemos neste post as principais tendências para o setor tecnológico. Continue a leitura e confira.
O mercado de tecnologia em 2020
A estimativa para 2020, antes da pandemia de coronavírus, era que o mercado de tecnologia crescesse 5,8%, de acordo com a IDC.
Porém, a projeção agora é que o mercado de TI perca até 15 bilhões de dólares na América Latina. No entanto, após o primeiro trimestre de 2021 a expectativa é de melhoria. Além disso, a Gartner prevê que gastos globais com tecnologia diminuirão 8% em 2020.
Em termos de tecnologia, no curto prazo, dispositivos de consumo, servidores, armazenamento e serviços locais de TI serão afetados negativamente.
Entretanto, conforme aponta a IDC, a curto e médio prazo, isso terá um impacto positivo nos softwares e nas ferramentas de comunicação unificada; software de virtualização e colaboração; serviços em nuvem; redes; big data e análise; serviços remotos de TI; e segurança.
A médio prazo, a Internet das Coisas, AR / VR, inteligência artificial, escritórios e casas inteligentes e segurança também terão um impacto positivo.
Durante a pandemia, o IDC projetou três opções: otimista, possível e pessimista. De um ponto de vista otimista, o PIB da América Latina cairá 4%, as cadeias de abastecimento globais se recuperarão rapidamente fora da China, a demanda voltará ao normal no último trimestre de 2020 e as economias dependentes de exportação não sofrerão muito.
No cenário mais provável o IDC estima que o PIB da região cairá 5,3%, as moedas latino-americanas manterão a taxa de câmbio de maio de 2020 até o segundo semestre do ano e as exportações cairão 15%.
Já a estimativa pessimista aponta que o declínio esperado no PIB da América Latina ultrapasse 6% e o valor das moedas latino-americanas em relação ao dólar dos EUA diminua.
Principais desafios acelerados com a pandemia
De acordo com a IDC a fase atual das empresas de TI relacionadas à pandemia COVID-19 é de reajuste, já que a demanda continua, porém em outros segmentos da área.
Essa readequação vai exigir mais atenção da organização, que precisará ajustar seus gastos para atender às principais necessidades.
A IDC espera retomar e estabelecer um “novo normal” a partir do primeiro trimestre de 2021. A recomendação é para concentração no que traz retorno e agilidade ao negócio e nos fatores que atraem clientes.
Em resposta aos desafios colocados pela pandemia, o IDC apontou que 62,8% das empresas no Brasil estão adotando modelos de trabalho dinâmicos e reconfiguráveis, enquanto 52,4% estão estabelecendo contatos com organizações e indivíduos independentemente de sua localização geográfica ou situação.
Nesse caso, 40% das empresas garantiram a flexibilidade da infraestrutura digital, enquanto 38,7% das empresas conquistaram a confiança dos clientes.
Mesmo que o setor esteja sofrendo com a crise, a aposta da IDC na era pós-Covid, é que investimentos em tecnologia para demandas críticas possam criar uma oportunidade de mercado de US$1,7 bilhão na América Latina.
A tecnologia desempenha um papel importante em relação à COVID-19. Isso porque as pessoas usam videoconferência e ferramentas de colaboração online para o home office.
O consumo de jogos e streamings de música, vídeos e filmes aumentou consideravelmente devido ao isolamento social. Além disso, faculdades e escolas são forçadas a oferecer aulas online durante o período de quarentena.
Desse modo, podemos afirmar que mesmo com os impactos sofridos pela pandemia, mercado de tecnologia está em uma posição mais favorável que outras indústrias.
9 Principais tendências do mercado de tecnologia
O impacto no mercado de tecnologia é relativamente menor do que em outros setores econômicos. E embora a situação atual não seja favorável, o cenário impulsiona algumas tecnologias. Veja abaixo as principais tendências:
1. Blockchain
Blockchain é uma tecnologia de banco de dados, usada principalmente para registrar transações, portanto, os registros são protegidos devido ao seu estado criptografado e descentralizado.
Ao contrário do que muitos acreditam, não é usado apenas no setor financeiro, sendo indicado para outros segmentos que precisam registrar informações de forma segura e transparente.
2. Inteligência Artificial
A inteligência artificial permite ensinar uma máquina a executar atividades humanas, como por exemplo, se comunicar com clientes através de chatbots e interagir com assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Home.
Todo mercado tem demanda por funções de IA. Seus aplicativos não só melhoram a experiência do usuário, mas também aumentam a produtividade da empresa e realizam as atividades de forma mais prática.
3. Automação
A automação pode fazer parte de todas as atividades que seguem um determinado padrão e, por serem repetitivas, consomem muito tempo e energia.
4. Realidade Estendida
Realidade estendida abrange a realidade aumentada, virtual e mista. Na realidade aumentada, podemos sobrepor objetos e informações ambiente real por meio de uma tela.
Na virtual, os usuários podem estar totalmente imersos em um ambiente digital, como em um jogo que possibilita uma visão de 360 graus.
Já a realidade mista possibilita a interação entre objetos reais e virtuais. Essas tecnologias se tornarão mais comuns nas empresas, pois podem proporcionar novas formas de interação com o público.
5. Pagamento por Reconhecimento Facial
Essa será uma tendência do mercado de tecnologia impulsionada devido à pandemia de coronavírus. Isso porque o uso do dinheiro em papel nesse período tem sido cada vez menos utilizado.
Ainda, de acordo com uma reportagem do Jornal Valor Econômico, essa realidade não está tão distante. A China já utiliza essa tecnologia para pagamento de produtos e bilhetes de metrô.
6. Computação em nuvem
A nuvem é um espaço virtual para armazenar dados e informações, que podem ser acessados de qualquer local. Através da computação em nuvem é possível fazer diferentes tarefas, até mesmo gerenciar equipes.
7. Big Data e Analytics
Tomar decisões com base na intuição não é mais uma prática aceitável. Dessa forma, a soluções vinculadas a Big Data e Analytics fornecem uma estratégia para essa análise de dados. Possibilitando tomada de decisões mais assertivas.
8. Tecnologia assistiva
A tecnologia assistiva compreende equipamentos, tecnologias e processos que podem fornecer assistência e reabilitação, melhorando a qualidade de vida de indivíduos com deficiência.
A Organização Mundial de Saúde estima que, até 2030, 2 bilhões de pessoas precisarão de acesso a pelo menos uma tecnologia assistencial, e muitas exigirão duas ou mais.
9. Tecnologia 5G
A tecnologia 5G traz mais rapidez para qualquer dispositivo conectado na rede, podendo simplificar das atividades diárias.
Considerações finais
Apesar de ter sofrido impactos com a pandemia do coronavírus, o mercado de tecnologia é um dos setores que permanece com boas expectativas de recuperação, sendo um dos principais desafios para este mercado a contratação de profissionais.
Post Relacionados
jun07
ago04
out27
jul13