Hoje em dia o celular se tornou fundamental na vida de muitas pessoas. Seja por motivos pessoais ou profissionais, as pessoas estão cada vez mais conectadas nesse aparelho.
Infelizmente existem pessoas mal-intencionadas que se aproveitam desse volume de uso para roubar dados dos usuários. Por ser uma ferramenta relativamente nova para muitos, as pessoas não estão acostumadas com as medidas de segurança necessárias para preservar suas informações.
Dicas para proteger seu celular
As pessoas estão acostumadas com métodos para manter computadores seguros. É sabida a quantidade de vírus que existem soltos pela rede e, mesmo que a pessoa não possua um conhecimento profundo, normalmente o básico é feito.
Já os aparelhos celulares parecem ser inofensivos. Por ser algo que está durante o dia conosco e existem lojas de aplicativos para mediar a instalação, muitas pessoas deixam de tomar medidas necessárias para preservar suas informações.
O roubo de dados de aparelhos celulares é muito mais comum e perigoso do que pensamos. Para solucionar esse problema, existem algumas funcionalidades que podem tornar seu uso mais seguro e preservar seus dados.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para você proteger suas informações e usar seu aparelho celular com segurança. Confira no post!
1. Crie uma senha de bloqueio!
Uma simples atitude pode poupar muita dor de cabeça. O primeiro passo para manter seu celular seguro, é utilizar algum método de bloqueio de tela – seja por meio de pin, padrão ou uma senha da sua preferência. Hoje em dia, muitos aparelhos possuem também reconhecimento facial, de íris e biometria.
Em questões de efetividade, o recomendado é utilizar a combinação de um padrão de bloqueio acompanhado pela biometria, caso seu aparelho possua. Assim, você estará certo de que somente poderão acessar seu celular, caso você libere.
2. Tenha cuidado com redes abertas
A maioria das pessoas gostam quando veem a placa “WiFi grátis!”, pois economizarão alguns dados do pacote que possuem. A verdade é que todo mundo deveria fugir dessa comodidade. As informações compartilhadas em redes abertas ficam à disposição de quem quiser acessar seu aparelho telefônico.
O acesso pode ser feito desde suas redes sociais, seus contatos, transações bancárias e até mesmo a invasão do seu aparelho. Um perigo, não?
O cuidado se estende às redes Bluetooth. É preciso ter cuidado com os pareamentos, pois através deles também é possível extrair dados e, além disso, pode ocorrer o compartilhamento de algum malware no seu celular.
3. Esteja atento aos aplicativos utilizados
Quando vamos compramos algum produto, nosso primeiro instinto é identificar a qualidade dele, correto? O conceito é o mesmo quando se trata dos aplicativos instalados no celular.
É fundamental verificar a segurança do aplicativo, olhar comentários, avaliações, ver opiniões na internet, para depois instalar. Pode soar trabalhoso, mas isso poderá prevenir a instalação de conteúdos maliciosos no seu aparelho.
A Apple possui um controle rigoroso de quais aplicativos estarão disponíveis na loja, atestando a veracidade do conteúdo e se está dentro dos padrões de qualidade da empresa, proporcionando ao cliente maior segurança na hora de efetuar downloads.
O Android passou por maus bocados nessa questão de segurança. Por se tratar de uma loja “aberta”, muitas pessoas criavam aplicativos com vírus e isso deixava uma grande brecha de segurança na loja. O cuidado tinha que ser redobrado.
Para solucionar este problema, o Google criou um sistema de verificação de aplicativos na Play Store. Seu funcionamento é simples e o usuário apenas precisa checar se o aplicativo possui o selo de verificação da empresa.
Vale ressaltar que não se deve baixar aplicativos fora da loja do seu aparelho celular, pois nele pode conter alterações ou até mesmo ser um vírus no lugar. E nunca ative a opção de fontes desconhecidas nas configurações do seu aparelho.
4. Criptografe
Provavelmente você já deve ter ouvido a palavra criptografia diversas vezes nos últimos anos – e não é pra menos! A criptografia consiste no “embaralhamento” dos dados contidos no seu celular. Ou seja, quem tentar acessar suas informações, vai ter uma tarefa difícil.
Quando você criptografa o seu celular, você está contribuindo para a sua segurança e para a sua privacidade.
Devemos lembrar que, quando for fazer a criptografia do seu aparelho, faça também do seu cartão SD. Assim você estará certo de que todos os seus dados estão protegidos.
5. Atualize constantemente seu sistema operacional
As atualizações de sistemas operacionais não vêm por acaso. Além de fazer a correção de possíveis bugs e melhorias no sistema, essas atualizações auxiliam na proteção do seu aparelho.
Com essa explosão de vírus, ransomwares e malwares, as empresas constantemente aprimoram o código fonte de seus aparelhos, a fim de evitar possíveis brechas no sistema que facilitem a ação de pessoas mal-intencionadas.
6. Realize backups frequentes
Se o seu celular estiver criptografado, a recuperação de dados pode ser impossível no caso de alguma eventualidade. E mesmo que não esteja, caso haja alguma situação que seja preciso recuperar, é necessário que as informações estejam atualizadas.
A maioria dos aparelhos disponibilizam essa opção. Em celulares Android, você pode solicitar o backup através da sua conta Google cadastrada. Já em aparelhos da Apple, você pode armazenar no iCloud.
Se mesmo assim você não conseguir, existem diversas plataformas de nuvem no mercado, sendo OneDrive e Dropbox as opções mais utilizadas. Opções não faltam! Basta escolher a que se enquadra melhor nas suas necessidades.
7. Utilize aplicativos autenticadores
A verificação em duas etapas é fundamental para aqueles que querem prezar pela segurança de suas informações. No mercado existem diversas opções de aplicativos autenticadores. Os dois mais utilizados é o Google Authenticator e o Authy.
Esses aplicativos geram uma espécie de reforço na senha de seus aplicativos e contas, garantindo que somente você tenha acesso. Muitos aplicativos ainda não possuem a verificação em duas etapas, mas para os que já possuem, é válido adicionar.
Essas são algumas dicas básicas para preservar a sua privacidade na rede. Seguindo elas, você poderá utilizar seu aparelho celular de forma segura.
O mundo está cada vez mais digital e isso requer adaptação. Saiba se você possui as habilidades necessárias para sobreviver no mundo digital.
Post Relacionados
jan31
ago09
out31
fev07