As técnicas de gestão têm se aprimorado com o decorrer dos anos, mudando completamente a hierarquia adotada e os métodos para lidar com os colaboradores dentro de uma organização.
Antigamente o modelo adotado era o da Segunda Revolução Industrial, quando o foco das empresas era gerar lucros e bater metas, sem olhar para as necessidades dos trabalhadores. Nessa época, eram tidos como funcionários designados para exercer uma função, como a própria palavra denuncia.
Por muitos anos apenas esse tipo de ideologia era adotado dentro das empresas, até as organizações perceberem no valor de investir no capital humano. E para atender a essa necessidade, tornou-se necessário o surgimento da gestão de pessoas.
Mas afinal, no que consiste esse tipo de gestão? Ela pode ser aplicada ao mercado de TI? Continue acompanhando o nosso post!
O que é a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de ações que visam melhorar a interação entre os colaboradores de uma empresa e a maneira que o trabalho será valorizado. É através dela que se torna possível engajar uma equipe a fim de gerar melhores resultados para a empresa.
Com suas bases extraídas da Psicologia Organizacional, as práticas da gestão de pessoas consistem no envolvimento e capacitação dos colaboradores, visando o bem-estar e melhor desempenho da equipe.
São ações voltada para manter o foco e o empenho dos colaboradores, investindo na melhoria das suas capacidades individuais e em grupo, de modo que a equipe se mantenha motivada.
Consequentemente essas ações refletem nos clientes e nos resultados positivos da empresa como um todo, além de proporcionar um ambiente sadio para os profissionais.
A importância da liderança em TI
Não é novidade nenhuma que a tecnologia da informação ocupa um papel estratégico dentro das organizações. O mercado está em constante evolução tecnológica, tornando necessário o desenvolvimento e aprimoramento constante das práticas utilizadas.
Contudo, não adianta adotar as melhores práticas, se não houver coordenação e alinhamento da equipe com as necessidades da empresa. Essa tarefa fica a cargo dos líderes designados para o setor.
Além de gerenciar, administrar projetos, solucionar problemas e buscar por melhores resultados nos processos, os líderes devem servir de fonte de inspiração para os colaboradores.
Os profissionais devem confiar no líder e sentir que fazem parte do processo de tomadas de decisão, tendo em mente que a equipe, por intermédio da liderança, optou pelo melhor caminho.
Principais dificuldades de profissionais e suas habilidades
Apesar de ser uma área abrangente e com uma boa demanda no mercado, um dos principais problemas no ramo da tecnologia da informação é o déficit de profissionais capacitados para ocupar as vagas.
Hoje em dia o mercado necessita de profissionais que sejam qualificados na produção de vídeos, datacenter, big data, segurança da informação, desenvolvimento de softwares, dentre outras.
E além do conhecimento técnico, é necessário que possuam conhecimento em outras habilidades não-técnicas, como por exemplo, domínio do inglês, ter perfil resolutivo, conhecimentos em gestão de projetos, criatividade, boa comunicação interpessoal e habilidade de desenvolver trabalhos em equipe.
Os estudos apontam que esse déficit de profissionais no mercado é um problema que engloba toda a América Latina, tendo o Brasil como o maior país afetado devido a economia inconstante que vem sendo realidade do país nos últimos anos.
Boas práticas de gestão de pessoas em TI
Gerir uma equipe não é uma tarefa nada fácil. É necessário sempre buscar as formas mais adequadas para que a produtividade prevaleça, sempre respeitando a individualidade dos colaboradores e extraindo o melhor que cada um pode oferecer.
Por isso, para garantir o bom rendimento da sua equipe e para manter um bom clima organizacional, separamos alguns passos:
- procure manter uma comunicação clara com a sua equipe;
- trace metas de produtividade;
- faça reuniões periódicas de alinhamento dos processos com a sua equipe;
- sempre reavalie os processos, a fim de optar pelos melhores meios;
- tenha atenção e cuidados extras com o ambiente de trabalho, buscando sempre proporcionar uma atmosfera agradável para a realização do trabalho;
- torne feedbacks parte da cultura da equipe e os forneça periodicamente;
- dê prioridade máxima para o treinamento e desenvolvimento da sua equipe.
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