A cultura data driven é para você que está sempre buscando por novidades e formas de impulsionar os resultados da sua empresa.
Basicamente, o conceito consiste em utilizar a tecnologia em benefício da gestão, obtendo dados importantes para orientar a tomada de decisões.
Apesar de ser uma tendência, muitos gestores ainda não sabem de fato o que isso significa e como pode beneficiar os seus negócios. Se você faz parte dessa turma, continue a leitura. No artigo de hoje nós vamos te ajudar a implantar a cultura data driven.
O que é data driven?
Data driven utiliza ferramentas tecnológicas para coletar e analisar dados da empresa. Para isso, pode-se usar inteligência artificial, possibilitando que os gestores compreendam seus negócios com mais detalhes, promovendo uma tomada de decisão mais assertiva e certeira.
Sendo assim, a cultura data driven, diferentemente dos modelos de gestão tradicionais, baseiam suas decisões em dados e evidências reais, aumentando as chances de sucesso.
Quais os benefícios da cultura data driven?
De acordo com um levantamento da Domo, nós produzimos em média 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente. E por que não usar isso tudo a favor da empresa?
Ter maior confiança para tomar decisões pode favorecer significativamente a competitividade da sua empresa.
Além disso, boas escolhas trazem impactos diretos na redução de custos, aumento de produtividade e, consequentemente, maior margem de lucro. Uma pesquisa confirma que os rendimentos e a produtividade aumentam em até 6% com a cultura data driven.
Quando uma organização adota a cultura data driven, as decisões são apoiadas em dados em vez de suposições. Dessa forma, diminui-se as tentativas e erros, melhorando o desempenho da empresa.
O relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth aponta que as empresas data-driven crescem mais de 30% anualmente.
Como implantar a cultura data driven?
Com tantos benefícios, não há motivos para não adotar a cultura data driven na sua empresa, não é mesmo? Sendo assim, saiba quais são os primeiros passos para implantá-la:
-
Transforme a cultura organizacional:
É comum que os gestores mais antigos não queiram renunciar às suas opiniões na hora de tomar decisões. De fato, a intuição pode ser muito útil para traçar estratégias, mas não se pode negligenciar a relevância dos dados para os negócios.
Quando a organização passa a adotar a cultura data driven e aprimorar os conhecimentos para usar a tecnologia a seu favor, é possível prever tendências, identificar oportunidades e neutralizar problemas antes mesmo que eles ocorram.
-
Prepare a sua equipe:
Os gestores não são os únicos que devem se adaptar à essa nova realidade. Para implementar uma cultura data driven, é preciso fazer com que a equipe esteja engajada e entenda a importância e as vantagens desse desafio.
Todo processo de mudança deve abranger os colaboradores para aumentar as chances de um resultado positivo. Deixá-los de fora pode levar a um desempenho ruim, desmotivação e insatisfação no trabalho.
Em outras palavras, permita que os funcionários entendam totalmente todos os processos, usando os dados como guia e colocando assim essa cultura em prática.
-
Conte com as soluções corretas:
É praticamente impossível falar sobre dados e não citar a tecnologia, afinal, ambos atuam em conjunto para potencializar os resultados. Sendo assim, tão importante quanto aderir a cultura data driven é adotar o mindset digital na sua empresa como um todo, desde colaboradores até gestores.
O primeiro passo é contar com soluções apropriadas de business intelligence (BI). Um bom ERP é a base para sistemas baseados em dados, porém, o mais importante é que o software conecte todas as áreas do seu negócio e seja capaz de gerar relatórios e analisar os dados que você coleta para integrar estrategicamente as informações.
-
Saiba interpretar os dados:
Mais importante do que coletar os dados é saber interpretá-los para assim usar as informações de forma estratégica na tomada de decisão.
Portanto, é muito importante aprender a extrair informações valiosas dos relatórios fornecidos e ser capaz de distinguir números falsos ou imprecisos, considerando apenas os que são relevantes para o negócio. Para isso, invista na capacitação da equipe!
-
Faça uso dos KPIs:
Que tal desenvolver indicadores de desempenho para equipes ou setores da sua empresa? Isso permite analisar o que é eficaz e o que precisa ser aprimorado, além de identificar os profissionais envolvidos na obtenção e melhoria dos resultados do negócio, impactando diretamente na satisfação dos colaboradores.
E aí, gostou do artigo?
Está pensando em adotar a cultura data driven? Como você pôde ver, basear suas decisões em dados ajuda a torná-las mais certeiras e estratégicas.
Se quiser saber mais formas de melhorar os resultados da sua empresa confira outros conteúdos relevantes no nosso blog!
Além disso, para manter os resultados de sua empresa sempre ótimos é necessário uma gestão de risco eficiente. Clique aqui e confira as melhores práticas para a gestão de risco em T.I.
Post Relacionados
ago13
abr26
nov29
mar14