A sua empresa já faz gerenciamento de risco em TI? Se não faz, deveria. No artigo de hoje nós vamos te contar o porquê. O uso de tecnologias e automatização de processos no mundo corporativo veio para facilitar a rotina, reduzir custos e aumentar a produtividade.
No entanto, junto com as vantagens desses recursos estão os riscos que eles podem trazer.
Acompanhe a leitura para saber mais.
O que é gerenciamento de risco em TI?
O gerenciamento de risco em TI visa encontrar vulnerabilidades e ameaças em um setor ou em toda a empresa para então definir soluções, que podem ser preventivas ou corretivas.
Existem situações que são difíceis de prever, como danos nos equipamentos causados por alagamentos ou quedas de raios, por exemplo. No entanto, é possível aumentar a proteção dos locais onde as ferramentas de tecnologia da informação estão, minimizando os estragos.
Independentemente do tipo de negócio, a gestão de riscos deve ser aplicada, tendo em vista que todas as empresas possuem vulnerabilidades e ameaças, ainda que algumas mais que as outras. Negligenciar essa área pode resultar em grandes perdas financeiras e de imagem.
Quais são os riscos de TI?
Os riscos de tecnologia da informação podem variar de acordo com cada empresa e infraestrutura de TI que possuem. No geral, podemos citar:
- Ataques cibernéticos;
- Roubos e violações de informações;
- Perda de dados importantes para o negócio;
- Problemas nos equipamentos;
- Falhas nos sistemas;
- Erros humanos;
- Desastres naturais;
- Phishing: mensagens fraudulentas enviadas em nome da empresa para enganar pessoas e tirar algum proveito disso;
- Vírus nos computadores (como malware e ransomware).
Qual é o objetivo do gerenciamento de risco?
Essa área específica visa identificar possíveis ameaças e limitar seus prováveis efeitos negativos, que costumam resultar em perdas financeiras, comprometimento de resultados, litígios e danos à imagem e reputação da empresa.
O gerenciamento de risco em TI também tem como objetivo prevenir que ataques cibernéticos aconteçam e minimizar os prejuízos em caso de violações de informações.
Para isso, são utilizadas diversas ações estratégicas, tais como o backup periódico de dados e análise contínua de riscos, por exemplo.
Quais são os processos de gerenciamento de risco?
Os processos de gerenciamento de risco em TI envolvem a prevenção de ameaças, manutenção preventiva de equipamentos, atualização periódica dos softwares, promoção de backup e recuperação de dados e análise contínua de vulnerabilidades.
Dependendo do porte da empresa, há mais ou menos atividades relacionadas que podem ser feitas tanto internamente quanto externamente. As PMEs costumam terceirizar esse serviço, garantindo a segurança das informações com custos menores.
Basicamente, essa gestão é feita em 5 etapas: identificação, análise, avaliação e classificação, resposta e monitoramento.
- Identificação: Busca por riscos e vulnerabilidades.
- Análise: Definição da gravidade do risco encontrado.
- Avaliação e classificação: Desenvolvimento de estratégias para minimização dos impactos ou neutralização do risco.
- Resposta: Quando o risco se torna um problema, é preciso combatê-lo encontrando soluções definitivas.
- Monitoramento e revisão: Acompanhamento da situação, mantendo o controle.
Como a gestão de risco de TI contribui para a organização?
Com um gerenciamento eficiente é possível encontrar um equilíbrio entre os riscos e os custos de operação. Além disso, facilita a tomada de decisões e aumenta a produtividade, levando em consideração que interrupções no funcionamento dos sistemas raramente acontecem.
Também confere maior proteção contra o vazamento de informações sigilosas, perda de dados importantes e acesso não autorizado aos sistemas da empresa.
Entretanto, a maioria dos gestores considera a redução de custos como um dos principais benefícios obtidos. Afinal, essa diligência evita gastos com processos judiciais, com manutenção de equipamentos, com retrabalho, com perda de produtividade causada por interrupções no serviço e outros.
Por fim, a gestão de risco em TI busca prevenir que problemas ocorram, no entanto, não é possível impedi-los. Ainda assim, contar com um gerenciamento eficaz é essencial para minimizar os prejuízos e se recuperar com maior rapidez de momentos de crise.
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