Não há como ignorar o avanço da inovação tecnológica no mundo empresarial. Portanto, sua empresa não pode ficar de fora desse novo modelo. Porém, ela está devidamente preparada? Quais os principais desafios que travam a entrada do seu negócio na era da transformação digital? Essa pergunta pode ter uma série de respostas diferentes.
Entre elas estão funcionários resistentes às mudanças, cultura organizacional desestruturada, falta de recursos financeiros para investimentos em novas tecnologias, modelos ineficientes, apego aos métodos tradicionais e inexistência de conhecimento técnico.
Para auxiliar as empresas a passarem por essas mudanças tão necessárias de forma mais tranquila e eficiente, é que fizemos esse post. Acompanhe e saiba o que pode ser feito para atingir o objetivo!
O que é transformação digital nas empresas?
Primeiramente, a transformação digital está em tudo: em nossa vida pessoal, nos órgãos públicos, na iniciativa privada e no modo como nos relacionamos na sociedade de consumo.
Entretanto, nas empresas, a transformação digital está diretamente ligada ao uso da tecnologia na solução de problemas antigos e otimização dos processos. Nesse sentido, essa nova concepção é de fato implementada quando resulta em melhoria de performance.
Por exemplo, a transformação digital não ocorre quando uma empresa adquire e implanta um ERP (Enterprise Resource Planning). Mas, sim, quando esse software melhora desde os níveis de monitoramento de estoque até o volume de vendas.
Portanto, só podemos assegurar que uma empresa é digital quando a tecnologia trabalha a seu favor e os métodos não são implantados apenas por modismo.
Como a transformação digital impacta nas empresas?
Como você viu até aqui, a transformação digital não é mais uma tendência, mas uma realidade.
Sendo assim, uma empresa que quer se manter competitiva no mercado é diretamente afetada por essa mudança de modelo, do tradicional para o inovador.Veja alguns dos sinais de impacto da transformação digital nas empresas:
- Mão de obra mais qualificada: o uso da tecnologia pressupõe colaboradores atualizados e antenados, dispostos a aprender sempre mais;
- Novo mindset: gestores com uma visão propensa a mudanças e abertos a novos desafios;
- Processos digitais: modelos tradicionais de arquivamento documental, comunicação interna, relacionamento com o cliente, entre outros, são substituídos pelos modelos atuais;
- Treinamento contínuo: seja dentro da empresa ou fora dela, tanto gestores quanto colaboradores do segmento operacional têm que se aprimorar continuamente.
5 motivos para investir em transformação digital
A inovação tecnológica e as mudanças os processos podem até gerar um certo receio, mas como tem se tornado indispensável, é fundamental acompanhar as tendências para sobreviver no mercado. Veja 5 motivos que levam as empresas a investirem em transformação digital:
1.Otimização do tempo: com a automatização de muitos processos, consegue-se economizar tempo para que a equipe se dedique à sua especialidade.
2.Aumento da produtividade: com o time focado nas tarefas de seus respectivos departamentos, é possível estabelecer e alcançar novas metas.
3.Maior competitividade: a equipe mais focada e produtiva torna a empresa mais competitiva no mercado, buscando sempre a superação dos concorrentes.
4.Redução de custos: embora a automatização substitua o trabalho humano, o reflexo é a redução de custos na empresa, que pode investir em outras estratégias dentro do empreendimento.
5.Maior satisfação do cliente: melhores índices de entrega e excelência de processos internos impactam em clientes mais satisfeitos com os produtos e serviços da empresa.
A importância dos colaboradores na transformação digital
Empresas que adotam a transformação digital em seus processos encaram um sério desafio: a falta de qualificação da mão de obra.
Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela empresa americana de Recursos Humanos, Robert Half, identificou que 82% das empresas que implantaram a inovação tecnológica no negócio tiveram problemas com a falta de qualificação dos seus colaboradores. Consequentemente, o índice de turnover vem se tornando alto.
É justamente por isso que é tão importante uma mudança de mindset entre os funcionários e os líderes. Não adianta investir em softwares de alta performance ou em internet das coisas (IoT) ou inteligência artificial (IA), por exemplo, se por trás dos processos há um time desqualificado ou desmotivado para a mudança.
Nesse sentido, a afinidade com a tecnologia deve ser exigida nos processos de seleção. E para os funcionários que já fazem parte do quadro da corporação, o treinamento contínuo é a melhor saída.
Principais desafios da transformação digital
Embora 33,9% das pequenas e médias empresas brasileiras já utilizem tecnologia nos seus processos, segundo pesquisa da Dell, a predominância de empresas inteligentes ainda está distante.
Empresários com pensamentos arraigados nos métodos tradicionais, resistência da equipe e falta de uma assessoria eficaz fazem muitas empresas permanecerem distantes da transformação digital.
Um dado preocupante é que empresas familiares, que formam de 80% a 90% das empresas no Brasil, ainda veem a tecnologia como algo caro e inacessível, segundo pesquisa da PwC. A inovação está, geralmente, reservada às startups.
Portanto, para mudar esse pensamento é essencial realizar um planejamento com a quebra de paradigmas por parte de todos os envolvidos. A transformação digital pode deixar de ser um desafio para pequenos e médios negócios se forem adotadas algumas etapas básicas de gestão, que vão do planejamento estratégico, à transformação na infraestrutura e a cultura.
A inovação é um processo inevitável nos negócios, pois reduz custos, agiliza processos, otimiza o relacionamento com clientes e melhora a lucratividade.
Gostou do nosso conteúdo? Sua empresa já está realizando alguma mudança em relação à transformação digital? Quais os desafios que vêm sendo enfrentados? Comente aqui para compartilharmos experiências!
Post Relacionados
abr25
ago16
jan08
out11