Inovar não é uma tarefa fácil, em especial se uma empresa estiver em uma posição confortável no mercado. Ficar parado e observar apenas seu concorrente fez com que a Kodak decretasse falência em 2017, após anos como líder no mercado fotográfico mundial.
O conceito de design thinking muitas vezes pode remeter apenas a processos artísticos e, como o próprio nome já diz, pode ser aplicado apenas nas áreas relacionadas ao design. Criado nos anos 70 na Universidade de Stanford, o conceito é muito mais amplo e pode ajudar sua empresa a se reinventar.
O termo é uma forma de pensar como os designers pensariam para solução de problemas, em diversas situações e podendo ser aplicado para instituições. Um processo de redesenhar processos para buscar novas soluções utilizando as ferramentas dos designers.
Para inovar em sua empresa, o processo de design thinking é de extrema importância para conseguir sempre trilhar o caminho para o sucesso e fluir toda a criatividade dentro do mundo dos negócios.
Design Thinking
A ideia central do design thinking é ser um método centrado no ser humano para apresentar soluções. Resolver problemas, criar novos produtos e objetos, rearranjar processos dentro de uma empresa – tudo pode ser refeito ou criado.
O foco é o cliente, não a empresa. A empatia é um dos pontos principais do processo, que deve sempre ser realizado em grupo para as mais diversas ideias surgirem e não ficarmos apenas dentro de uma bolha pensando da mesma forma.
Em um processo não-linear de pensamento, novos caminhos são traçados e os pensamentos fluem dentro de uma equipe multidisciplinar. Esse caos organizado é fundamental para organizar as ideias e buscar soluções inovadoras.
Os desafios apresentados inicialmente se tornam soluções e não se pode ter medo de errar. Para o design thinking, um produto final é sempre um protótipo, que pode ser aperfeiçoado de acordo com a experiência do usuário.
Para desenvolver essa metodologia multidisciplinar, algumas etapas devem ser seguidas para entender amplamente o foco da mudança.
- Empatia
Entenda a necessidade do seu consumidor e utilize sua ótica para pensar durante a solução de problemas ou criação de produtos. Faça um processo de cocriação com o seu público-alvo para entender suas motivações e dores.
- Inspiração
Reúna seu grupo e comece a pensar em todos os detalhes e desafios desse projeto. Observe e interprete os detalhes para criar mais opções. O absurdo faz parte desse momento, não tenha medo de comunicar seus pensamentos para gerar mais insights.
- Ideação
Agora é a hora de utilizar a lousa, post-its e tudo mais o que tiver direito. Crie mapas mentais, realiza brainstormings, utilize o canvas para projetar as ideias de forma concisa. Esse é o momento de formatação da ideia para o projeto começar a tomar forma.
- Prototipação
Essa é a parte da experimentação e do erro e acerto. O protótipo é um constante aprendizado e a repetição leva ao melhor modelo possível. Crie modelos diversos para testar as ideias e verificar as hipóteses levantadas durante todo o processo.
Ponha o design thinking em prática hoje!
Mude sua maneira de olhar o mundo. Sua empresa existe, pois, há um mercado de consumidores que compram seus produtos e serviços, portanto eles devem ser a peça principal para a inovação em sua empresa.
Encontre as necessidades e desenvolva soluções que realmente sejam uma necessidade do seu público. Não tenha medo de errar, mas busque sempre aperfeiçoar seus erros de maneira rápida para não ser tarde demais para inovar.
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