Com o setor de TI cada vez mais em evidência, o número de profissionais da área vem aumentando significativamente. Mas, você sabe os desafios que envolvem a contratação em TI e quais são as características indispensáveis desses profissionais?
É preciso aplicar uma série de boas práticas para garantir que você está atraindo apenas os melhores talentos para a sua empresa.
Continue acompanhando esse texto e confira!
Os desafios crescentes de contratação em TI
A contratação em TI é um desafio que cresce cada dia mais. Encontrar o profissional adequado para a cultura da sua organização não é fácil.
Veja abaixo alguns desafios que envolvem a procura de talentos alinhados às expectativas do seu negócio.
Falta de candidatos qualificados
A demanda na área de TI cresce cada vez mais e, de acordo com os dados da Brasscom, até 2024 haverá um déficit de 260 mil vagas que devem ser preenchidas.
Isso ocorre, pois não existem candidatos qualificados o suficiente para preencher a necessidade do mercado.
Além disso, alguns outros fatores podem influenciar, como a falta de experiência profissional ou de algumas habilidades comportamentais indispensáveis a essas funções.
Baixo investimento em tecnologia de RH
Muitos gestores ainda relutam em migrar seus processos para o digital, especialmente quando se fala de recrutamento e seleção.
No entanto, isso deve ser visto como um investimento, pois poderá reduzir custos de forma significativa para o negócio.
Isso acontece porque o processo de contratação é otimizado, e há maiores chances de encontrar um profissional qualificado e alinhado à cultura da empresa. Por sua vez, isso gera economia em termos de rotatividade de pessoal e encargos trabalhistas.
Portanto, invista sem medo em estratégias e plataformas que sejam avançadas para realizar o recrutamento de profissionais da área de tecnologia.
Aumento de candidatos passivos
De acordo com dados apontados pelo LinkedIn, cerca de 70% da força mundial de trabalho é permeada por trabalhadores que não procuram por emprego de maneira ativa.
Isso pode ser um problema para a contratação em TI, pois como vimos anteriormente, são poucos os profissionais qualificados, e os existentes geralmente já estão empregados.
Sendo assim, alguns diferenciais podem ser adicionados à vaga para torná-la mais atrativa, tais como a possibilidade de ser home office, crescimento profissional, entre outras.
Falta de investimento no employer branding
Uma pesquisa recente realizada pelo LinkedIn, definiu que cerca de 75% das pessoas procuram por detalhes da empresa antes de se candidatar para uma vaga.
Por isso, é importante que a empresa mantenha as descrições de cargos atualizadas, promova sua marca positivamente no mercado e demonstre a rotina de trabalho para atrair talentos.
As características indispensáveis aos profissionais para contratação em TI
Apesar dos conhecimentos técnicos serem indispensáveis nessa área, existem algumas outras características que são essenciais para todos os profissionais de TI.
Veja algumas.
- Ser um bom ouvinte: é fundamental que o profissional ouça o cliente e os colegas de trabalho para tomar a decisão certa em algumas situações de pressão ou quando há uma falha com a TI.
- Colaboração: é ideal que o futuro colaborador goste de trabalhar em um ambiente ágil, que combine habilidades com a equipe para entregar um bom resultado.
- Boa comunicação: em uma época em que a comunicação ocorre de maneira rápida e flexível, é fundamental que o profissional em TI saiba se comunicar bem.
- Integridade: em qualquer tipo de contratação em TI, a honestidade e integridade são qualidades que servem para todos os profissionais. Portanto, procure por um colaborador que seja capaz de cumprir a Política de Ética Corporativa e demais normas internas.
- Resolução de problemas: os profissionais de TI devem ter a capacidade de resolver problemas rapidamente e se adaptar às mudanças com facilidade, principalmente porque as atividades da empresa podem ser interrompidas por falhas no setor.
Melhores práticas para os processos de seleção e contratação dos profissionais de TI
Realizar boas práticas para a contratação em TI é fundamental para conseguir um bom colaborador. Confira algumas orientações para o processo de recrutamento e seleção:
Recrutamento virtual
Realizar o recrutamento de maneira virtual é fundamental para tornar o processo seletivo otimizado.
O processo se torna ainda mais eficiente com a assistência de IA, pois pode fornecer um filtro de candidatos qualificados de acordo com suas necessidades.
Transparência no processo
Os melhores candidatos são os pensadores críticos, que ficam curiosos em relação ao processo seletivo da empresa.
Portanto, mantenha uma comunicação clara e concisa com o seu futuro colaborador para manter o progresso atualizado e aumentar as chances de sucesso na contratação em TI.
Expansão de benefícios
Alguns benefícios, como o plano de saúde e aposentadoria, podem ser muito úteis ao trabalhador.
Outros serviços, como consultoria financeira, programa de incentivo à prática de exercícios físicos e apoio à saúde mental, podem ser um destaque adicional para atrair futuros talentos.
Contratação interna e terceirização: Quais as principais diferenças?
Existem algumas diferenças importantes entre contratação interna e terceirizada. Primeiro, com a contratação interna, a organização controla o processo do início ao fim. Isso significa que eles são responsáveis por encontrar talentos, negociar os termos e gerenciar todas as etapas.
Na contratação em TI terceirizada, a empresa especialista em recrutamento e seleção realiza todas essas etapas para seus clientes. Essa pode ser uma forma muito econômica de gerenciar recursos humanos, pois libera a equipe interna para se concentrar em outras tarefas.
Quais são as vantagens das cooperativas de trabalho para a contratação em TI?
As cooperativas de trabalho são uma alternativa para os profissionais, que desejam atuar no mercado de trabalho com uma vantagem competitiva e, além disso, possui algumas vantagens, dentre as quais destacam-se:
- Possibilidade de conseguir profissionais qualificados: Os cooperados são profissionais autônomos que buscam atender da melhor forma possível as demandas do mercado. Eles estão sempre atualizados com as mais modernas práticas de trabalho, afinal, dependem disso para gerar renda.
- Redução de custos: a contratação em TI por meio da CLT pode gerar muitos custos para as empresas de médio e pequeno porte. Ao optar pelos serviços de uma cooperativa, não há vínculo empregatício, portanto, não há encargos trabalhistas.
- Sistema regulamentado pela legislação: a cooperativa de trabalho é regulamentada pela Lei nº 12.690. Sendo assim, a contratação em TI nessa modalidade está em total conformidade com a legislação vigente.
- Foco no negócio: encontrar um bom funcionário leva tempo e dinheiro. Por isso, as cooperativas de trabalho são uma boa opção, pois possuem um banco de dados com diversos profissionais qualificados.
Considerações finais
A necessidade de contratação de profissionais de T.I tem crescido nos últimos anos, porém, encontrá-los é um desafio para as organizações.
Diante disso, realizar esse processo através das cooperativas de trabalho é uma ótima opção para as organizações.
Confira como funcionam as cooperativas de trabalho: clique aqui!
Post Relacionados
ago23
mar19
fev22
dez06