Para que um negócio seja promissor, além de adotar medidas estratégicas e estar atento ao mercado, é fundamental que o engajamento entre a equipe esteja alinhado. Por isso, é importante investir na motivação profissional dos seus colaboradores.
Muito além de proporcionar uma equipe engajada, a motivação profissional funciona como uma espécie de combustível que impulsiona cada colaborador a desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível, além de aumentar o seu rendimento. Consequentemente, isso contribui para os resultados positivos da empresa.
Se interessou pelo assunto? Conheça os benefícios que a motivação profissional pode agregar para a sua empresa.
O que é a motivação profissional?
Hoje em dia, se uma empresa visa o crescimento, é necessário que os líderes estejam empenhados em prover ações que mantenham a equipe motivada. Mas ela é tão importante assim? A resposta é básica: sim.
Motivação nada mais é do que o movimento para uma ação. Intrinsecamente, são as razões que levam um indivíduo a realizar algo. Quando um colaborador se sente motivado profissionalmente, ele se torna apto a investir esforços em prol da organização para a qual ele trabalha, mas recebendo, de alguma forma, uma satisfação pessoal pelo trabalho desenvolvido.
Como mencionamos, a motivação profissional está inteiramente ligada ao rendimento dos profissionais de uma empresa, portanto, mantê-la em alta, é um trabalho que deve ser realizado constantemente, alinhando o setor de recursos humanos, a liderança e a comunicação da empresa.
Diferença entre motivação no trabalho e motivação organizacional
É muito comum as empresas confundirem a motivação profissional com a motivação organizacional. Apesar de parecerem ser a mesma coisa, existem diferenças entre os dois termos.
A motivação profissional está interligada à vontade do colaborador desempenhar o trabalho proposto da melhor maneira possível, se sentindo motivado a entregar bons resultados, a fim de gerar uma satisfação pessoal alinhada aos resultados positivos da empresa.
Já a motivação organizacional, se trata de todos os elementos que compõem a atmosfera da organização, visando ações que contribua em prol da motivação dos colaboradores da empresa. Ou seja, a motivação organizacional são as estratégias e artifícios adotados, para gerar motivação na equipe de maneira coletiva ou individual.
Dicas de como manter a motivação do colaborador
Agora que você já sabe do que seja trata a motivação profissional e qual é a sua importância dentro de uma organização, separamos algumas dicas para te ajudar a motivar a sua equipe. Continue acompanhando o nosso post!
1. Segurança e estabilidade
Ultimamente o mercado brasileiro anda bem instável e muitas empresas têm feito cortes agressivos no quadro de funcionários, o que, por fim, gera um certo de medo nos profissionais. Por conta de todos esses fatores, a sensação de instabilidade pode comprometer e muito os ânimos da equipe, contribuindo para a queda no bom desempenho da empresa.
Fica a cargo da empresa proporcionar um ambiente sadio e que transmita clareza para os colaboradores, visando o bem-estar da equipe e fornecendo a estabilidade necessária para que o trabalho seja desempenhado da melhor maneira possível.
2. Boa comunicação
A comunicação é imprescindível para qualquer relação interpessoal. Quando falamos de uma organização, o cuidado precisa ser redobrado e a informação deve chegar da maneira mais clara possível para os colaboradores.
Quando se tem uma boa comunicação, é possível aprimorar o engajamento, compreender as necessidades dos colaboradores e transmitir os objetivos da empresa para a equipe. Além disso, uma boa comunicação pode, também, mostrar para o profissional o seu valor e papel dentro da empresa.
3. Plano de carreira
Ao entrar em uma empresa, é natural que as pessoas tenham expectativas de crescimento e construção de um plano de carreira. No início, é comum que o profissional permaneça motivado, pois quer demonstrar “serviço”.
Contudo, caso não veja possibilidade de crescimento, o ânimo vai se esvaindo, até a falta de motivação pairar. Portanto, é fundamental que as empresas forneçam a possibilidade de crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Dessa forma, a organização garante que terá uma equipe engajada e desempenhando as tarefas corretamente e, para o profissional, ficará o reconhecimento e a possibilidade de crescer, alinhando-se com suas expectativas pessoais, criando mais motivação.
4. Feedbacks e reconhecimento
A cultura de feedback dentro de uma empresa é fundamental e deve ser mantida à risca. Ao analisar o desempenho de um profissional, demonstrando os pontos de melhoria e positivos no período analisado, gera no colaborador a sensação de que a empresa se preocupa com o seu crescimento e valoriza os seus esforços.
É importante que as empresas valorizem as qualidades dos seus colaboradores e forneça suporte nos pontos que requerem melhorias. Esse trabalho pode ser realizado através de feedbacks realizados pelos gestores, ações internas, investir no endomarketing, premiações, etc.
5. Um bom relacionamento interpessoal
Por fim, mas não menos importante, investir na qualidade do ambiente organizacional é imprescindível se uma empresa visa crescimento. Para isso, é necessário, acima de tudo, proporcionar um ambiente sadio em que as pessoas possam se relacionar sem grandes problemas.
Investir no bom relacionamento interpessoal da equipe, possibilita a criação de laços e garante uma melhor convivência no ambiente de trabalho. Essa “energia” positiva, agrega consideravelmente na motivação do colaborador, pois ele se sentirá confortável em seu ambiente de trabalho.
Um ambiente harmônico reduz a possibilidade de conflitos entre a equipe, elimina barreiras e reduz o estresse ocasionado pela rotina do dia-a-dia, aumentando a motivação profissional, o engajamento e os bons resultados da equipe.
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