O mundo digital revolucionou o modo como enxergamos o mundo e o a área de negócios não ficou de fora dessa evolução. Os mercados abandonaram as calculadoras, cadernetas e formulários de estoque para apostar em novas tecnologias.
Diversas empresas acompanharam todas essas mudanças e surfaram na onda digital para potencializar seus negócios com as novas tecnologias. As vendas não dependem mais de pontos físicos para acontecerem e diversas ferramentas se tornaram aliadas dos empreendedores para melhorar seus resultados e auxiliar em toda a cadeia de vendas – da produção ao cliente final.
São tantos nomes e conceitos novos surgindo todos os dias que muitas pessoas ficam confusas com as novidades dispostas para a aplicação em seu negócio. Inovar é necessário para sobreviver nesse novo modelo de novas tecnologias.
Os novos métodos combinam redução de custos e aumento da produção com as técnicas corretas para gerenciar e administrar seus negócios. Melhores soluções para gerar os resultados esperado.
Sua empresa está acompanhando as mudanças conforme elas ocorrem? Separamos algumas novas tecnologias recentes para você ficar de olho e não ficar para trás da concorrência.
1 – Utilize os dados ao seu favor com as novas tecnologias
Muitas pessoas ainda anotam as informações de seus empreendimentos em extensas folhas e inventários. A digitalização já chegou na maioria das empresas, mas o processo agora está mais rápido.
O big data consiste na análise de uma grande quantidade de dados, online e offline, por computadores gerando informações necessárias aos negócios e para auxiliar no desenvolvimento de ações.
O volume de informações gerado por dia é gigantesco, segundo dados da Business Software Alliance, 2,5 quintilhões de bites são criados todos os dias e o big data coleta, armazena, analisa e transforma dados em fatos.
As informações relevantes para a sua empresa são agrupadas e disponíveis para você a partir das novas tecnologias na área. Desde padrões de consumo, informações de negociações e os mais diversos dados que podem fazer a diferença em todos os setores de sua empresa.
Empresas como a Kantar, Ibope e Nielsen utilizam e disponibilizam diversos dados para pesquisas de mercado a partir do processamento de big data para realizar assessorias para as mais variadas empresas. As informações são essenciais para empresários definirem suas ações com bases sólidas.
2 – Vá para a nuvem
O conceito de nuvem (ou cloud computing) pode parecer meio estranho para muitas pessoas, mas é fundamental para o armazenamento de dados. Esqueça as velhas gavetas e armários que juntavam poeira com uma infinidade de pastas, deixe seus arquivos na internet para acessá-los a qualquer hora e lugar.
Mídias físicas de armazenamentos – como HDs e pen drives estão cada vez mais em desuso pela facilidade de ter os dados em plataformas “invisíveis” de fácil acesso. Muitas empresas já adotam essa medida, não fique para trás e leve tudo para a nuvem.
O Google e a Dropbox são gigantes na área de armazenamento em nuvem, disponibilizando serviços gratuitos para a hospedagem de arquivos com um tamanho limitado e planos pagos para as empresas que necessitam de um maior espaço de armazenamento para um grande fluxo de dados.
3 – Impressão 3D
Imagine poder produzir seu próprio produto em sua casa apenas com a matéria prima e uma máquina. A impressora 3D vem revolucionando o mercado e, apesar de ser uma tecnologia recente e em desenvolvimento, já surge como uma ótima oportunidade para diversas empresas.
Mesmo ainda com uma forma mais protótipa, muitas impressoras já conseguem resultados expressivos, produzindo diversos itens com uma redução de custo ao eliminar todo o processo de produção – manufatura, produção e distribuição.
A Adidas anunciou que lançará um tênis com solado todo feito em uma impressora 3D. A marca esportiva alemã aposta na nova tecnologia para começar a criar materiais esportivos totalmente criados e customizados por seus consumidores.
4 – Drones
O drone não é nenhuma novidade, mas sua utilização pode ser uma mão na roda para empresas de diversos ramos. A Amazon, a gigante do Market place mundial, começou a utilizar veículos aéreos não tripulados para entregas em distâncias curtas.
A visão aérea dos drones também permite mapeamentos de áreas com precisão, eficiência e economia. Um drone e uma câmera realizando um trabalho que pelo solo levaria muito mais tempo e seria extremamente trabalhoso.
Concessionárias de rodovias, como a Arteris, já utilizam os drones para inspecionar obras, fiscalizar acessos irregulares e monitorar áreas com altos índices de acidentes.
A medida gera economia ao substituir ultraleves e helicópteros para realizar a tarefa. Com os bons resultados, a empresa já estuda usar esta tecnologia para auxiliar equipes de resgates em locais de difícil acesso.
Segundo dados da PriceWaterhouseCoopers, 45% dos drones são utilizados em obras de infraestrutura e 32% na área de agricultura. Algumas empresas nacionais apostam na customização da tecnologia para atender às demandas de seus contratantes.
Aproveite a revolução tecnológica e utilize o drone de acordo com sua necessidade, entenda todas as facilidades e benefícios de sua utilização para auxiliar o cotidiano de sua empresa com redução de custos.
Post Relacionados
jul05
abr26
out16
mar19