Até pouco tempo atrás, os avanços tecnológicos eram principalmente lineares, no entanto, atualmente contamos com as tecnologias exponenciais que transformaram totalmente esse cenário.
Nossos ancestrais viviam em um mundo local e linear. Tudo estava a dias de distância e dificilmente alguém ficava sabendo de um acontecimento do outro lado do planeta, e isso permaneceu assim por muitos anos, até finalmente chegarmos no mundo exponencial.
Continue a leitura e entenda!
O que são tecnologias exponenciais?
As tecnologias exponenciais são aquelas que permitem que um negócio evolua com maior rapidez e com menor custo, seguindo uma curva exponencial de acordo com a Lei de Moore.
Qualquer recurso tecnológico que possibilite inovações disruptivas em determinado setor, alterando sua forma de atuação, bem como os hábitos da sociedade, pode ser considerado uma TE.
Empresas que utilizam essas tecnologias normalmente são chamadas de “escaláveis”.
O que é a Lei de Moore?
Gordon Moore, cofundador da Intel, previu há mais de 40 anos que a capacidade de processamento dos computadores dobaria a cada 18 meses, pelo mesmo custo.
Essa previsão se concretizou e desde então tem sido usada como base de cálculo para outras tecnologias que se desenvolvem geometricamente, multiplicando-se de maneira que formem uma curva exponencial.
O que significa um mundo exponencial?
O mundo exponencial está relacionado com as transformações provocadas globalmente pelas tecnologias exponenciais e os seus impactos na sociedade como um todo.
Podemos resumi-lo como a forma em que o mundo se desenvolve e se modifica rapidamente por meio das TE e a maneira como lidamos com essas mudanças.
Quais são os 6D da tecnologia exponencial
O modelo 6D foi criado por Peter Diamandis e refere-se a seis etapas para ter um bom desempenho em um novo mercado. Confira:
-
Digitalização:
Para ser uma tecnologia exponencial é preciso digitalizar um processo antigo e manual. Podemos usar como exemplo o ato de ouvir o novo álbum de músicas dos nossos artistas favoritos.
Antigamente era preciso comprar um disco de vinil, uma fita cassete ou um CD, e então inseri-los em um aparelho de som. Atualmente, você pode escutar todas as músicas gravadas da carreira de um cantor por meio de plataformas digitais.
-
Decepção:
Nessa fase a nova tecnologia ainda apresenta insegurança, tendo em vista que inicialmente não é possível perceber os resultados em curva exponencial.
O crescimento se multiplica após um determinado período, mas começa de uma maneira lenta que se confunde com o linear. Isso pode até parecer decepcionante, no entanto, os que não desistirem colherão ótimos frutos.
Note que uma expansão de 1 para 2 não é tão expressiva, mas quando os números estão altos como na casa dos milhões, por exemplo, a percepção muda.
-
Disrupção:
A disrupção acontece quando as tecnologias exponenciais afetam mercados já consolidados, que correm o risco de ficar ultrapassados.
Podemos citar como exemplo a Netflix, que conseguiu desbancar a Blockbuster, maior rede de locadoras de vídeo do mundo (hoje falida), e inúmeras outras empresas do ramo.
Esse também poderia ter sido o caso dos Ubers e os Taxis, caso eles não tivessem se atualizado para permanecer no mercado.
-
Desmonetização:
A desmonetização nada mais é que que uma consequência da disrupção. Ela acontece quando o preço de um serviço cai por causa da chegada de uma tecnologia no mercado.
Por exemplo, o valor cobrado pelas ligações telefônicas diminuiu drasticamente após a chegada do Skype e aplicativos e redes sociais que permitem fazer chamadas gratuitas por meio da internet.
-
Desmaterialização:
Enquanto a desmonetização refere-se à redução do preço de um serviço ou produto, a desmaterialização está relacionada com o desaparecimento deles no mercado.
Responda: Onde você armazena as suas fotografias?
Provavelmente você respondeu no celular, no computador ou na nuvem, pois são raras as pessoas que ainda utilizam álbum de fotografias.
Esse tipo de produto caiu em desuso após a chegada dessas tecnologias exponenciais, sendo usado com maior frequência para álbuns de casamentos ou formaturas.
-
Democratização
As tecnologias exponenciais são democráticas e acessíveis. Por exemplo, existem diversos tipos de aparelhos no mercado que possibilitam o acesso à internet, com preços que atendem à todas as classes sociais.
Quais são os principais tipos da tecnologia exponencial?
Conforme vimos anteriormente, as tecnologias exponenciais são todas aquelas que permitem crescimento rápido, de acordo com a Lei de Moore, e possuem alta escalabilidade. Alguns exemplos de TE são:
- Inteligência Artificial (IA);
- Realidade virtual e aumentada;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia;
- Internet das coisas;
- Cloud Computing;
- Redes e sistemas de computadores;
- Robótica.
Quais são as tendências da tecnologia exponencial?
As tecnologias exponenciais podem ser utilizadas em qualquer segmento e desenvolvidas para diferentes finalidades.
É preciso apenas identificar uma demanda ou um problema e usar a criatividade para solucionar.
Confira abaixo algumas tendências no uso da TE:
- Realidade Virtual na Neuroreabilitação: Pacientes com lesão medular conseguem controlar voluntariamente os passos de um avatar por meio de um óculos de realidade virtual, o cérebro envia um comando para mover as pernas do avatar, e a pessoa vê e sente esse movimento.
- Robótica na Criação de Cão-Guia Robô: A tecnologia cumpre o mesmo papel de um cão, no entanto, também é capaz de identificar obstáculos aéreos e criar rotas alternativas.
- Nanotecnologia para Despoluir Rios: Pequenas partículas com capacidade de adsorver a poluição quando jogadas na água.
- Reparação humana: Utiliza a biotecnologia para pesquisar maneiras de reparar ou substituir órgãos e tecidos, curar e prevenir doenças genéticas.
- Nanossatélites: satélites pequenos que pesam menos de 50 kg, desenvolvidos por meio da nanotecnologia.
Considerações finais
As tecnologias exponenciais têm como característica duplicar os resultados a cada período, no entanto, esse crescimento pode ser mais intenso como triplicado ou quadruplicado, por exemplo.
As TE são capazes de impactar o modo como a sociedade trabalha, transformando hábitos, criando hobbies, trazendo soluções e gerando novos e otimizados processos.
Por fim, é possível entender a estrutura de uma tecnologia exponencial por meio do modelo 6D criado por Peter Diamandis, relembre: digitalização, decepção, disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização.
Além de duplicar os resultados de sua empresa é necessário que ela esteja protegida contra ataques cibernéticos. Por isso, você precisa saber como a cyber security pode ajudar na segurança de sua organização. Clique aqui e entenda tudo sobre a cyber security.
Post Relacionados
out06
ago30
jan24
ago09