A inteligência artificial já foi objeto de filmes de ficção científica e os robôs eram representações humanas feitas de lata para demonstrar que seriam capazes de interagir e se comunicar com as pessoas. O advento da tecnologia na área nos mostrou como a inteligência artificial com o deep learning pode ser integrada aos negócios e a nossa realidade.
A transformação digital das empresas utiliza cada vez mais tecnologias de ponta para dar suporte e realizar análises para embasar decisões no mundo corporativo. Os avanços notáveis na área de dados, utilizados em massa para extrair informações importantes, estão totalmente ligados ao conceito de inteligência artificial e suas ramificações.
Para uma máquina pensar, ela precisa de todo um processo de aprendizagem para reconhecer padrões, realizar análises e extrair valores para entregar informações e aprender com elas, tudo isso realizado em milésimos de segundos. Esse conceito de aprendizado das máquinas é conhecido como machine learning.
Se o processamento de informações humana é realizada no cérebro, as máquinas também precisam de um local para realizar tal ação, assim foi criado o conceito de deep learning (aprendizagem profunda).
A ideia básica é que o software pode simular uma rede neural para o aprendizado, essas redes artificiais buscam imitar o cérebro humano na interpretação e processamento de informações e os padrões de comunicação do sistema nervoso.
O deep learning é um dos métodos mais avançados de machine learning e é altamente escalável – quanto mais dados, melhor será sua performance.
Pense no Netflix, a plataforma de reprodução de filmes e séries possui 103 milhões de assinantes, segundo dados da empresa de junho deste ano. Cada usuário único tem uma página inicial personalizada a partir de suas preferências registradas com base nos dados fornecidos pelos usuários a partir dos filmes e séries que assiste.
Para aperfeiçoar essa relação, um especialista de dados conseguiria criar alguns padrões, mas analisar as informações dos mais de 100 milhões de assinantes para personalizar a experiência do Netflix seria impossível.
Os sistemas analíticos com deep learning conseguem esmiuçar esses milhões de dados, interpretá-los e disponibilizar em sua página inicial os conteúdos baseados nas suas experiências prévias.
Potencialize seus negócios com deep learning
Em um campo que tenta algo tão profundo como modelar um cérebro humano, os atuais avanços estão longe de criar uma máquina com a inteligência humana, mas o progresso do aprendizado das máquinas está transformando o mundo.
Imagine uma ferramenta que analisa o presente para pensar no futuro. Segundo dados da Domo, em apenas um dia a humanidade produz 2,5 exabytes de informação e analisar essas informações em grande escala é possível apenas com métodos de computação avançados de big data.
Esse conjunto de tecnologias vêm sendo aplicado na área de inteligência operacional de diversas empresas, agilizando a tomada de decisões baseada nas análises geradas pelos dados e as informações obtidas para embasar decisões e encontrar as melhores oportunidades a partir de análises preditivas.
Quanto mais dados, maior será o conhecimento baseado no deep learning e mais personalizado será seu negócio para atender a demanda do mercado. As soluções da inteligência artificial podem prever a entrada de um novo produto e identificar seu sucesso entre os consumidores.
Essas previsões geram muito mais eficiência na gestão de empresas e fornecem informações qualificadas para identificar problemas e suas respectivas soluções, aumentando a performance por eliminar processos operacionais e refação de trabalhos.
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