
A tecnologia social é uma ferramenta fundamental para que as pessoas da sociedade tenham todos os seus direitos garantidos.
Por meio dessa tecnologia, as regiões menos desenvolvidas têm a chance de ter acesso aos recursos básicos e que são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
Dessa forma, essa tecnologia é criada quando determinada comunidade enfrenta algum tipo de problema. A solução deve ser baseada nos recursos disponíveis e no conhecimento que a comunidade possui.
Mas, afinal, o que é a tecnologia social e quais benefícios ela oferece para a sociedade? Vamos entender mais sobre isso ao longo deste texto.
Ficou interessado? Então, acompanhe!
O que é tecnologia social?
A tecnologia social é um conjunto de técnicas que utiliza os conhecimentos disponíveis da sociedade e as ferramentas digitais para transformar a comunidade, promovendo inclusão social e melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Ou seja, é considerado como tecnologia social, todo produto, processo ou técnica que tenha sido desenvolvido para solucionar um problema da sociedade. Para isso, ele deve atender aos seguintes requisitos:
O principal objetivo dessa tecnologia é identificar e resolver os problemas que existem na sociedade como: fome, pobreza, desigualdade social, desemprego e problemas no setor de educação e saúde. Assim, a tecnologia ajuda a promover um impacto positivo na sociedade.
De forma geral, os recursos tecnológicos são utilizados para promover a educação, acessibilidade, sustentabilidade e acesso à cultura.
Ela pode ser aplicada em todas as regiões do país, mas é necessário adaptá-la para a realidade de cada comunidade.
Como surgiu o conceito de tecnologia social?
O conceito de tecnologia social surgiu na década de 70, porém era conhecida como Tecnologias Apropriadas. Durante esse período, o objetivo principal era combater a pobreza em países subdesenvolvidos.
As medidas criadas eram de baixo custo e elas deviam gerar uma fonte de renda para os moradores.
Assim, a tecnologia começou a ser utilizada para melhorar a qualidade de vida da população e promover a igualdade entre as pessoas.
No Brasil, a tecnologia social chegou na década de 80 e foi reflexo do avanço das tecnologias apropriadas.
Durante os anos, a tecnologia foi evoluindo e o foco passou a ser as necessidades da sociedade menos desenvolvidas e a valorização dos conhecimentos.
Quais os tipos de tecnologia sociais?
Segundo o SEBRAE existem diferentes tipos de tecnologias sociais no Brasil e no mundo, elas podem ser aplicadas em diversas sociedades.
Vamos ver a seguir, quais são principais tipos:
- Produtos, dispositivos ou equipamentos;
- Processos, procedimentos, técnicas ou metodologias;
- Serviços;
- Inovações sociais organizacionais;
- Inovações sociais de gestão.
Com isso, podemos desenvolver técnicas para solucionar os problemas enfrentados pelas pessoas. Veja alguns exemplos de soluções tecnológicas:
- Captação da água da chuva;
- Aquecedor solar;
- Utilizar óleo vegetal como combustível;
- Coleta seletiva;
- Bioconstrução.
Atualmente, a internet também é utilizada para confrontar e solucionar os problemas sociais.
Essas técnicas podem gerar renda para a comunidade e promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
O desenvolvimento de tecnologias é um processo que reflete as necessidades e desejos da sociedade. O problema é identificado e uma solução para o problema é concebida.
É comum que essas ideias sejam baseadas nos conhecimentos da comunidade local e dos recursos disponíveis. Dessa forma, elas fazem a conservação do ambiente e proporcionam a igualdade.
Quais são os principais objetivos das tecnologias sociais?
A tecnologia social possui vários objetivos para com a sociedade. Por isso, o ITS Brasil (Instituo de Tecnologia Social) estabeleceu os seguintes objetivos.
As tecnologias ainda devem ser de baixo custo e de fácil aplicação pela comunidade.
Por meio desses objetivos, a tecnologia social ajudará a sociedade local da seguinte maneira:
- Redução dos casos de pobreza;
- Garantir o acesso aos recursos naturais como água potável e energia;
- Garantir o acesso à educação e saúde, gerando o bem-estar da sociedade;
- Proteção do meio ambiente;
- Construção de moradias que respeitam o meio ambiente e outros.
Exemplos de tecnologia social no Brasil
Para que você possa entender melhor como as tecnologias sociais atuam na prática, separamos algumas iniciativas que podem ser encontradas no Brasil. Veja quais são, a seguir.
1 – Bengala eletrônica e luminosa
Um dos maiores desafios para as pessoas cegas ou com baixa visão é não conseguir identificar os obstáculos em seu caminho. Pensando nisso, foi criada a bengala eletrônica que emite um sinal sonoro quando um objeto está presente.
Há também a bengala luminosa, projeto desenvolvido por brasileiros, que ajuda idosos e pessoas com problemas de mobilidade a se locomover em ambientes pouco iluminados.
Ambas as soluções estão disponíveis para compra no Brasil.
2 – Guia de rodas
O aplicativo Guia de Rodas, oferecido pela startup brasileira de mesmo nome, serve como guia para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. O aplicativo fornece informações sobre locais com boa estrutura para esse público, avaliando o grau de acessibilidade de cada um.
O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS e Android.
3 – Hand Talk
O aplicativo HandTalk promove a inclusão de surdos. Funciona traduzindo automaticamente o conteúdo falado e escrito em linguagem de sinais. Com o aplicativo, você pode converter do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou para a Língua Americana de Sinais (ASL).
O aplicativo usa um avatar chamado Hugo, que permite que você se comunique com pessoas surdas ou com deficiência auditiva por meio de gestos.
4 – Olhares em foco
O programa Olhares em Foco tem como objetivo a utilização da fotografia para discutir problemáticas sociais.
Através das imagens captadas, os jovens podem discutir sobre os direitos do cidadão, identidade e compartilhar conhecimentos entre si.
Os jovens conseguem aprimorar os conhecimentos sobre fotografia e têm a oportunidade de desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano da sociedade em que vivem.
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio sobre fotografia para participar do programa, apenas conseguir identificar elementos que possuam uma história relevante.
5- Signa
A iniciativa Signa surgiu para suprir a falta de oportunidades para os surdos brasileiros. Eles oferecem cursos de qualidade em uma variedade de assuntos por meio da linguagem de sinais.
A Signa disponibiliza cursos online produzidos pela própria comunidade surda, adaptados didaticamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com legendas.
Considerações finais
Ao longo deste texto, foi possível entender que a tecnologia social é uma ferramenta importante para desenvolver uma sociedade mais justa e com igualdade.
Essas iniciativas ajudam a reduzir problemas como a fome, falta de acesso à educação básica e a saúde enfrentados por sociedades menos desenvolvidas.
O objetivo desses programas é garantir que as pessoas tenham acesso aos recursos básicos e que possam ser inseridos na sociedade.
Infelizmente, esses problemas ainda são muito comuns, mas não podemos fechar os olhos para essa realidade. É necessário enfrentá-la e garantir que todos tenham acessos aos recursos básicos.
Agora que você conhece tudo sobre a tecnologia social e os benefícios que ela pode proporcionar, confia as principais tendências tecnológicas: clique aqui!
Post Relacionados
jul05
set06
abr25
ago09